Esta página utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade     [Aceitar e Fechar]

COMUNICADO CONJUNTO

  • 2020-03-04


As Associações Profissionais de Militares reuniram para fazer a análise à situação profissional dos militares.

As direções das APM (Associações Profissionais de Militares), reuniram no dia 4 de março de 2020, para fazer a análise à situação socioprofissional dos militares e para dar continuidade às decisões aprovadas e sufragadas na Reunião de Militares do passado dia 6 de fevereiro, em Lisboa. 


Os problemas que atualmente afetam os militares não se resolvem com medidas avulso, criando situações de militares de primeira e de segunda. Todos são militares! Todos são importantes nas diversas missões que desempenham! Dividir para reinar não é uma solução.


Os problemas ultrapassam-se com medidas efetivas de melhoria do sistema remuneratório, com o pagamento de horas extraordinárias, com melhoria das condições de desenvolvimento das carreiras, com a promoção de correções ao RAMMFA, com alterações ao EMFAR, com a efetiva promoção de uma eficiente e eficaz assistência social e na doença aos militares e sua família e, acima de tudo, pelo respeito e cumprimento da Lei das Bases Gerais do Estatuto da Condição Militar.


Façam cumprir a Lei do Associativismo Militar, efetivem a representação e a negociação coletiva e haverá mais garantias de satisfação nas fileiras e melhores e mais soluções. As velhas e gastas soluções vindas dos que, em muito, contribuíram para a criação dos problemas e agora se queixam em cartas não satisfazem quem serve Portugal nas FA.


Defender a Condição Militar e exigir o respeito e integral cumprimento da Lei e dos princípios constitucionais; a satisfação das justas e necessárias reivindicações dos Militares são motivo suficiente e forte para nos levar a estar presentes na Reunião de Militares que terá lugar antes do final do mês de março de 2020.
Estejamos atentos, determinados e disponíveis!


Trafaria, 05 de março de 2020


As Associações Profissionais de Militares
ANS - Associação Nacional de Sargentos
AOFA - Associação de Oficiais das Forças Armadas
AP - Associação de Praças