Este requerimento deve ser apresentado pelo militar, há data, naquele preciso momento, em que o 1º avaliador lhe dá conhecimento das avaliações.
O procedimento aqui adotado tem por fim antecipar o envio das avaliações para a DP, para que no momento o militar tenha acesso a cópia das suas avaliações e inicie a sua reclamação.
O militar, quando não concorde com a avaliação a si atribuída, assina-a. Depois imprime o requerimento e entrega-o ao 1º avaliador para que este lhe faculte cópia das avaliações.
Caso o 1º avaliador não aceite o requerimento, o militar dará entrada do mesmo na secretaria da unidade onde pertence, para assim ser aposto o carimbo com data de entrada.