Almoço Comemorativo do 44º Aniversário do 25 de Abril de 1974

Foi há 44 anos! Uma revolta organizada por militares insatisfeitos, prontamente apoiada por um vasto movimento popular, resultou na Revolução que pôs fim a quase meio século de tirania e terror, perpetrado por um regime caduco e anacrónico que exauria os recursos do nosso país e destruía a sua juventude, empurrando-a para uma guerra injusta.

Dentre as conquistas alcançadas com a mais linda madrugada da nossa história, sublinha-se o incremento do associativismo militar, que se emancipou do espartilho institucional controlado pelas elites fiéis ao regime, tendo os camaradas militares inconformados e desejosos do reconhecimento da sua condição, tomado nas suas mãos a construção duma realidade associativa democrática e autónoma, uma realidade consentânea com os valores que viriam a ser inscritos na Constituição da República Portuguesa, em 2 de Abril de 1976.

Foi assim neste cadinho que o associativismo militar de base se desenvolveu, particularmente o de carácter sociocultural. O associativismo de cariz socioprofissional viria a surgir mais tarde, mas foi nos Clubes que a semente germinou, conduzindo à conjuntura actual em que as três APM são, indubitavelmente, um espaço de afirmação e luta pela cidadania plena, no respeito dos valores Constitucionais.

Num quadro em que, por força da solução governativa saída das eleições de 4 de Outubro de 2015, a maioria dos cidadãos portugueses, ainda que de forma mitigada, começam a sentir alguma recuperação dos seus direitos e qualidade de vida, severamente atacados por acção de anteriores governos, é preocupante que a mesma recuperação continue a não ser sentida na vida dos militares e suas famílias.

É, portanto, com natural razão que o CSA (Clube do Sargento da Armada), o CPA (Clube de Praças da Armada), a ANS (Associação Nacional de Sargentos), a AOFA (Associação de Oficiais das Forças Armadas) e a AP (Associação de Praças), em conjunto, com o apoio da Câmara Municipal de Almada, assinalam e comemoram o:

44º Aniversário da Revolução de Abril, com um almoço comemorativo na INATEL CAPARICA - (Av. Afonso Albuquerque – S. João de Caparica), no dia 29 de Abril, Domingo, a partir das 12H30.

Todos os camaradas e suas famílias estão convidados para este evento, devendo solicitar as reservas/inscrições no seguinte link:

https://goo.gl/forms/POENKPfCRZy2wXof2

 

Inscreva-se já e venha comemorar connosco.