Esta página utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade     [Aceitar e Fechar]

Euromil Apresentação

 

 

A Organização Europeia de Associações Militares e Sindicatos (EUROMIL) é a voz dos soldados europeus a nível internacional. A sua missão principal é promover os interesses profissionais e sociais, bem como os direitos e liberdades fundamentais dos soldados europeus.

A EUROMIL é uma organização composta por 34 associações militares e sindicatos. 

Fundada originalmente em 1972, a Organização inclui 22 países, da Romênia, no Oriente, à Irlanda, no Ocidente, e da Suécia, no Norte, até Chipre, no Sul; A EUROMIL é uma organização verdadeiramente europeia.

É o principal fórum europeu de cooperação entre associações militares profissionais em questões de interesse comum.

Através do secretariado internacional em Bruxelas, a EUROMIL facilita o intercâmbio de informações, experiências e melhores práticas entre as associações membros.

A organização, além disso, esforça-se por garantir e promover os direitos humanos, as liberdades fundamentais e os interesses socioprofissionais do pessoal militar de todas as patentes, monitorizando e defendendo a nível europeu.

A EUROMIL promove o conceito de “cidadão em uniforme”. Como tal, um soldado tem direito aos mesmos direitos e obrigações que qualquer outro cidadão. Apela, em particular, ao reconhecimento do direito dos militares e das mulheres de formar e aderir a sindicatos e associações independentes ea sua inclusão num diálogo social regular por parte das autoridades.

Além disso, a EUROMIL é membro do European Movement International EMI ), do  Kangaroo Group  e dos  Friends of Europe.

Financiado exclusivamente por taxas de adesão, a EUROMIL mantém políticas estritas não confessionais e politicamente independentes.

 

O QUE FAZ A EUROMIL?

  • A EUROMIL defende o direito dos soldados europeus de formar e aderir a associações profissionais ou sindicatos militares.

  • A EUROMIL promove a inclusão de associações militares profissionais e sindicatos num diálogo social regular.

  • A EUROMIL proporciona um fórum comum de debate para que as federações-membro possam trocar informações, formular diretrizes e melhores práticas sobre questões sociais e profissionais do pessoal militar.

  • A EUROMIL apoia as associações membros nos seus trabalhos nacionais de lobby sempre que solicitado.

  • A EUROMIL apoia a inclusão do pessoal do serviço militar na legislação social e laboral da União Europeia.

  • A EUROMIL acompanha de perto os desenvolvimentos na OTAN e na UE para fornecer às suas federações membros informações atualizadas sobre os desenvolvimentos internacionais no domínio da segurança e da defesa, bem como sobre a legislação social e laboral da UE.

 

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA EUROMIL?

Os sete objetivos da EUROMIL estão definidos no § 2 da sua carta:

  1. Promover os direitos e liberdades fundamentais dos membros das forças armadas na Europa.

  2. Promover a inclusão do pessoal militar na política social europeia.

  3. Promover os interesses gerais, não materiais, sociais e profissionais de militares no ativo, reserva e reforma, suas famílias e dependentes sobrevivos.

  4. Representar as associações membros perante instituições e autoridades supranacionais e apoiá-las em assuntos que lhes dizem respeito no âmbito nacional.

  5. Cooperar com outras organizações internacionais e sindicatos.

  6. Promover o intercâmbio regular de experiências entre as associações membros.

  7. Promover a compreensão e amizade entre as associações membros.